Dia Internacional da Mulher Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Dia Internacional da Mulher
Eleições 2012. Política, Politicos, Prefeitos, Prefeito de Blumenau. Vereadores, Camara de Vereadores, Prefeitura Municipal
"Vereador, Vereadores", Blumenau, SC. Eleições 2012. Santa Catarina en Foco.
(TSE) Origem: Política Político, Politicos, Partidos Políticos, Vereador, Prefeito, BNU, Blumenau,SC. Eleições 2012, Campanhas Eleitorais 2012.

Chegou à hora de por fim a corrupção e as malandragens políticas a começar com a troca de vereadores e prefeitos municipais em 2012. Depois vem a vez dos deputados estaduais e federais, senadores e governadores.
Chegou a hora de mudar e as mudanças devem ser gerais. Chega de eleger nomes e candidatos que sempre estiveram no poder e nunca fizeram nada pela sociedade pensando unicamente no seu próprio interesse e bem estar esquecendo-se da população.
É chegada à hora de passar uma vassoura nas câmaras municipais para depois fazer a limpeza na câmara dos deputados e senadores... Excluindo também os prefeitos, governadores e todos aqueles políticos que sempre estiveram no poder.
Esta chegando à hora da mudança geral... Vote em novos candidatos, gente nova... Pessoas e candidatos diferentes que nunca estiveram no poder para que pelo menos possamos começar a ter a esperança de mudança nas leis em favor de uma sociedade melhor e mais digna e justa para viver.
Eu estou escrevendo e dando a minha opinião... Mas as mudanças e a melhoria política só começam com a participação de todos... Ou simplesmente pelo apoio da maioria dos votos.
http:// pepi.dandee.com.br , http:// pepipmn.dandee.com.br , http://www.blogger.com/profile/08871458591941267938, http://campanhaspoliticospolitica.blogspot.com , http://blogpmnblumenau.blogspot.com/ , http://pmn-blumenau.blogspot.com/ , http://campanhapmn.blogspot.com/ , http://prefeituramunicipaldeblumenauprefeitu.blogspot.com/ , http://noticiaspmn.blogspot.com/ , http://blogpmnblumenau.blogspot.com/ , http://agendaeventospmnblumenausc.blogspot.com/, http://pepipmn.blogspot.com/, http://buscacamaradevereadoresblumenau.blogspot.com/, http://projetospmn.blogspot.com/, http://pmnmulherblumenau.blogspot.com/, http://juventudepmnblumenau.blogspot.com/, http://fotos-do-desastre-ambiental.blogspot.com/, http://socorro-desastre-ecologico.blogspot.com/, Pepi Promoções, DanDee Empresas, Coisa Nossa:, http://pdt-blumenau.blogspot.com/, partidos políticos
Não desista. Acredite... Uma política melhor e mais justa só acontecerá com a mudança geral dos políticos da atualidade. Diga sim, vote sim: (Vote em uma nova geração de políticos que estão iniciando). Vote pelas mudanças.
Autor: (PEPI) Arno Éder Pöpper.
Manifestação no Dia Internacional da Mulher em Barcelona, 2009.
Também chamado por Dia da Mulher
Tipo Internacional
Seguido por África do Sul, Albânia, Argélia, Argentina, Arménia, Azerbaijão, Bangladesh, Bélgica, Bielorrússia, Butão, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Cambodja, Camarões, Chile, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Chipre, Equador, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Dinamarca, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Ilha de Formosa, Índia, Itália, Islândia, Israel, Laos, Letónia, Lituânia, Cazaquistão, Kosovo, Quirguistão, Macedónia, Malta, México, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Síria, Tadjiquistão, Turquia, Turquemenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Vietname, Zâmbia
Data 8 de Março
Observações: Relembra as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. [1]
Índice [esconder]
1 Origem
2 Referências
3 Ver também
4 Ligações externas
OrigemA ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América[2], em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York[carece de fontes?].
Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.[3]
Membros da Women's International League for Peace and Freedom, em Washington, D.C., 1922.No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.[4]
Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.[5]
Em 1915, Alexandra Kollontai organizou uma reunião em Christiania (atual Oslo), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferência sobre a mulher.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.[6]
Berlim Oriental, Unter den Linden, (1951). Retratos de líderes da Internationalen Demokratischen Frauen-Föderation (IDFF), na 41°edição do Dia Internacional da Mulher.Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo um dia oficial que, durante o período soviético, permaneceu como celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a vertente política e tornar-se-ia uma ocasião em que os homens manifestavam simpatia ou amor pelas mulheres - uma mistura das festas ocidentais do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, com ofertas de prendas e flores, pelos homens às mulheres. O dia permanece como feriado oficial na Rússia, bem como na Bielorrússia, Macedónia, Moldávia e Ucrânia.
Na Tchecoslováquia, quando o país integrava o Bloco Soviético (1948 - 1989), a celebração era apoiada pelo Partido Comunista. O MDŽ (Mezinárodní den žen, "Dia Internacional da Mulher" em checo) era então usado como instrumento de propaganda do partido, visando convencer as mulheres de que considerava as necessidades femininas ao formular políticas sociais. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presentinho do chefe. A data foi gradualmente ganhando um caráter de paródia e acabou sendo ridicularizada até mesmo no cinema e na televisão. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente. Após o colapso da União Soviética, o MDŽ foi rapidamente abandonado como mais um símbolo do antigo regime.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.
Referências1.↑ Nações Unidas. Sobre a adoção, pelas Nações Unidas, do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
2.↑ Nações Unidas. História do Dia Internacional da Mulher (em inglês)
3.↑ Nações Unidas. História do Dia Internacional da Mulher (em inglês)
4.↑ Carta Maior, 8 de março de 2010. 8 de março: As mulheres faziam parte das "classes perigosas" , por Eva Alterman Blay .
5.↑ Revista Espaço Aberto. Dia Internacional da Mulher, por Cinderela M. F. Caldeira.
6.↑ História Viva. "Conquistas na luta e no luto", por Maíra Kubík Mano
Ver tambémDia Internacional do Homem
Feminismo
Jerônima Mesquita
Lei Maria da Penha
Masculinismo
Mulher na história
Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Dia Internacional da MulherSítio oficial da ONU sobre este dia (em inglês)
Caderno resgata História do 8 de março (em português)
8 de Março, conquistas e controvérsias , por Eva Alterman Blay.
[Expandir]v • eDias Internacionais segundo a Organização das Nações Unidas 1
Fevereiro 21: Dia Internacional da Língua Materna (UNESCO)
Março 8: Dia Internacional da Mulher • 21: Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial • 21: Dia Mundial da Poesia (UNESCO) • 22: Dia Mundial da Água • 23: Dia Mundial da Meteorologia (OMM) • 24: Dia Mundial da Tuberculose (OMS)
Abril 2: Dia Mundial de Conscientização do Autismo •7: Dia Mundial da Saúde (OMS) • 23: Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (UNESCO)
Maio 3: Dia do Sol (PNUMA) • 3: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (UNESCO) • 15: Dia Internacional das Famílias • 17: Dia Mundial das Telecomunicações (UIT) • 21: Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural • 21: Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento • 22: Dia Internacional da Biodiversidade • 25: Dia de África • 29: Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas • 31: Dia Mundial do Não-Fumador (OMS)
Junho 4: Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão • 5: Dia Mundial do Ambiente (PNUMA) • 17: Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação • 20: Dia Mundial dos Refugiados • 26: Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Droga • 26: Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas de Tortura
Julho 1º Sábado: Dia Internacional das Cooperativas • 11: Dia Mundial da População (UNFPA)
Agosto 9: Dia Internacional dos Povos Indígenas • 12: Dia Internacional da Juventude • 23: Dia Internacional da Recordação do Tráfico Negreiro e da sua Abolição (UNESCO)
Setembro 8: Dia Internacional da Alfabetização (UNESCO) • 16: Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono • 21: Dia Internacional da Paz • Última Semana: Dia Mundial do Mar (IMO) • 27: Dia Mundial do Turismo (OMT)
Outubro 1: Dia Internacional da Música • 1: Dia Internacional do Idoso • 5: Dia Internacional do Professor (UNESCO) • 9: Dia Mundial do Correio (UPU) • 16: Dia Mundial da Alimentação (FAO) • 17: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza • 24: Dia das Nações Unidas • 24: Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento • 1ª segunda-feira: Dia Mundial do Habitat • 2ª quarta-feira: Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais
Novembro 6: Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Guerra e Conflito Armado • 10: Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento (UNESCO) • 16: Dia Internacional da Tolerância (UNESCO) • 20: Dia da Industrialização da África • 20: Dia Universal da Criança (UNICEF) • 3ª quinta-feira: Dia da Filosofia (UNESCO) • 21: Dia Mundial da Televisão • 25: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres • 29: Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano
Dezembro 1: Dia Mundial da síndrome da imunodeficiência adquirida (OMS) • 2: Dia Internacional para a Abolição da Escravatura • 3: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência • 5: Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social • 7: Dia Internacional da Aviação Civil (OIAC) • 10: Dia dos Direitos Humanos • 11: Dia Internacional das Montanhas • 18: Dia Internacional das Migrações
^ De acordo com a Comissão Nacional da UNESCO em Portugal
Portal das mulheres Portal do feminismo
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Dia_Internacional_da_Mulher&oldid=29212958"
Categorias: Dias especiaisFeminismoDias Internacionais da Organização das Nações UnidasSegunda InternacionalCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé!Artigos bons na Wikipédia em esperanto!Artigos destacados na Wikipédia em georgianoFerramentas pessoais
Entrar / criar contaEspaços nominais
ArtigoDiscussãoVariantesVistas
LerVer conteúdoVer históricoAções
Busca
Navegação
Página principalConteúdo destacadoEventos atuaisEsplanadaPágina aleatóriaPortaisInformar um erroColaboraçãoBoas-vindasAjudaPágina de testesPortal comunitárioMudanças recentesEstaleiroCriar páginaPáginas novasContatoDonativosImprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão
FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta página
Noutras línguasالعربيةمصرىAsturianuAzərbaycancaБеларускаяБеларуская (тарашкевіца)БългарскиবাংলাBosanskiCatalàČeskyЧӑвашлаDanskDeutschΕλληνικάEnglishEsperantoEspañolEestiEuskaraفارسیSuomiFrançaisGalegoעבריתHrvatskiMagyarՀայերենBahasa IndonesiaÍslenskaItaliano日本語ქართულიҚазақшаភាសាខ្មែរಕನ್ನಡ한국어KurdîLietuviųLatviešuМакедонскиമലയാളംМонголमराठीBahasa MelayuMirandésनेपालीNederlandsNorsk (nynorsk)Norsk (bokmål)ଓଡ଼ିଆPolskiRomânăРусскийSicilianuSrpskohrvatski / СрпскохрватскиSimple EnglishSlovenčinaSlovenščinaShqipСрпски / SrpskiSvenskaதமிழ்తెలుగుТоҷикӣไทยTürkçeУкраїнськаO'zbekTiếng Việt中文Bân-lâm-gúEsta página foi modificada pela última vez à(s) 20h02min de 6 de março de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes








.jpg)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial